ASVaurien Portugal

A Associação Portuguesa da Classe de Vaurien, tendo a noção da vasta frota da classe em diversos clubes do país, está a dar forma a um troféu criado exclusivamente para barcos clássicos.

Este troféu será uma prova interna da AsVaurien e deverá decorrer paralelamente às provas Nacionais e Regionais

Como tal solicitam-se propostas tendo em vista os seguintes pontos:

Nome para o troféu

Definição de clássico

Opiniões diversas

Exibições: 504

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui vai então a minha opinião:
Nome do troféu: Troféu Vaurien Clássico 2010 (keep it simple ... ;-) )
Definição de clássico: Esta é mais complicada, já que o Vaurien evoluiu bastante ao longo dos anos (inicialmente não tinha vaus, nem spi, tinha casco em madeira, a retranca e o mastro eram de madeira, etc.). Tendo em conta contudo o universo de barcos candidados existentes em Portugal, diria que o principal factor diferenciador neste momento serão as velas, pelo que consideraria Clássico os barcos com velas (e pau de spi) dentro das regras válidas até 2007. Acrescentava também a exigência de terem robaletes, não só devido a uma característica muito própria do Vaurien que se perdeu na última alteração, como para garantir que esses barcos tenham ainda a restrição do menor raio de curvatura das arestas (não seria um processo directo de garantir isso, mas não deve haver muitos barcos com robaletes que tenham as arestas mais arredondadas permitidas pelo novo regulamento...). O material construtivo poderia também ser uma possibilidade (por exemplo só madeira), mas isso deixaria de fora muitos barcos e um bom barco de madeira consegue ser tão ou mais rápido que um barco de fibra, desde que as condições de vento e mar não sejam muito duras (e nesse caso normalmente o factor diferenciador acaba por ser a tripulação e não o barco). De resto não complicava mais.
Critério de classificação: Tendo em conta eventuais limitações maiores de deslocação dos barcos mais antigos, permitiria um maior nº de descartes na classificação total. Fariam assim parte do Troféu as 5 provas oficiais (CN, 2 PANs e 2 PARs), podendo-se descartar a classificação do nº de regatas igual ao número realizado no conjunto das duas PARs.
Venham daí mais sugestões !
Ola
"Troféu Vaurien Clássico" parece me bem!
Quanto á definiçao penso que se deveria limitar os clássicos aos barcos de madeira com velas modelo antigo,primeiro porque a palavra "fibra" não me parece clássica ;-) e depois porque acho que devemos promover as velas modelo novo, para a classe evoluir.
A mim tambem me parece bem o nome trofeu classico.
Quanto a definiçao axo que devia de ser baseada nas velas e ate a uma data de construçao,porque á barcos de fibra que sao mais antigos que alguns de madeira,a data podia ir ate ao ultimo do freitas(construtor), fica a minha opiniao
Olá,
Todas as sugestões são melhores ou piores em função daquilo a que concorrem. Quero com isto dizer que falta definir qual o objectivo e para quem se dirige este troféu. Se for para atrair Jovens, deverá ter um nome; se for para atrair principiantes adultos, deverá ter outro nome; se for para atrair ex-velejadores deverá ter outro diferente... Só depois de termos isto identificado é que podemos definir qual o melhor nome; a melhor definição; os critérios de classificação; etc...
Posto isto e sendo pragmático:
Assumindo que o principal objectivo da Classe é atrair mais participantes, isto deverá ser feito por 4 vias:
.1) Atrair atletas experientes e competitivos: desenvolver o troféu que existe actualmente, aplicando as regras com rigor absoluto (medição e peso dos barcos; velas; etc...)
.2) Atrair novos participantes: Criar um Troféu Juvenil Masculino e um Juvenil Feminino, independentemente do tipo de casco e velas usadas.
.3) Atrair ex-participantes: Criar um Troféu Sénior dirigido a equipas de ex-velejadores com idade sénior.
.4) Atrair não velejadores: atrair a atenção de todos os que são outsiders à vela, e que veêm neste desporto um hobby e não uma competição. Assim sendo, deveremos fazer um troféu que capte atenção destes não velejadores - neste caso, as embarcações de madeira são mais “sexys” dos que as de fibra; e que não obrigue altos investimentos de entrada – neste caso, deveremos optar por velas pequenas em vez de velas grandes. Mais do que os detalhes técnicos acerca dos vaus; da retranca; do mastro; dos robaletes... interessa a necessidade de beleza naif (amadora) da embarcação e o baixo investimento para entrar. Considerando que esta questão do baixo investimento e amadorismo da construção do barco, foi a motivação original do Arq Herbulot, que queria levar a vela ligeira ao maior número de participantes, sugiro que se crie um troféu com estes mesmos princípios.
Assim sendo,
- Nome do Troféu: Troféu Herbulot.
- Critério Admissão: Embarcação de Madeira com Velas Pequenas (proporcionar baixo investimento; maior ligação emocional ao barco pela maior necessidade de restauro e manutenção amadora).
- Critério Classificação: Não descartar provas para premiar a frequência de participação ao invés da competição.

Em síntese, deveremos ficar com:
.Troféu Vaurien Absoluto – dirigido a atletas experientes e competitivos.
.Troféu Juvenil Masculino/Feminino – dirigido a jovens.
.Troféu Sénior – dirigido a velejadores séniores
.Troféu Herbulot – dirigido a velejadores amadores.

Abraços,
Sergio
Se nao me engano no nome esse trofeu ja existe mas sem qualquer tipo de objectivo, e um perpetuo que ta no Sport Clube do Porto acho eu! se estiver enganado retiro o que disse!
De facto o Troféu Herbulot já existe e, como disse o Rui Soares, é um troféu perpétuo patrocinado pelo Sport Club do Porto, integrado no Regulamento da Classe, mas que nos últimos anos não tem sido realizado. Este ano estamos a tentar que o Sport retome esse troféu (que na realidade é uma prova única), fazendo-o coincidir, por exemplo, com o Campeonato Regional Norte.
Para além desse existe também o Troféu do Campeonato Nacional e o Troféu do Campeonato Nacional Júnior.
A criação de outros troféus (por exemplo o Master) poderá de facto ser um factor de motivação interessante, desde que não se criem em demasia, até porque a esse nível as tripulações são em muitos casos bastante pouco estáveis, o que dificulta a garantia do cumprimento dos critérios ao longo das provas.

Rui Soares disse:
Se nao me engano no nome esse trofeu ja existe mas sem qualquer tipo de objectivo, e um perpetuo que ta no Sport Clube do Porto acho eu! se estiver enganado retiro o que disse!
Eu acho é que cabe a todos os proprietários de vauriens (incluindo os clubes) novos ou usados, clássicos ou não, esforçarem-se para colocar na água as embarcações que têm nas prateleiras e de preferência junto com os demais.
Temos o exemplo recente do C.V.V.Castelo, que acho que deve de ser visto com olhos de ver.
Passo a explicar:
O C.V.V.Castelo em pouco mais de dois anos conta com +-20 vauriens (Novos, velhos e usados) sendo que cerca de 8 é que se tem deslocado ás regatas oficiais, mas segundo consta a ideia é que apareçam todos.
Começou por realizar regatas convívio no clube para cativar atletas novos ou velhos, nunca deixando de comparecer nas regatas oficiais, aumentando assim a rivalidade saudável dentro do próprio clube.
Depois conseguiu que os novatos se deslocassem a regatas oficiais, formando assim um grupo de atletas coesos tanto a nível desportivo quer social.
Agora já se preocupam com os aspectos competitivos tais com velas, cascos, etc...
Se por exemplo o Sporting Clube Aveiro que também (segundo consta) tem cerca de 14 (neste caso acho que só um é que tem navegado fora de Aveiro) seguisse as mesmas pisadas!
No C.N.Leça se bem me lembra, deve de ter no total +-13 Vauriens.
CNVilacondense, 4
ANAmorense, 4
CNAlmada, 11
CNOCA, 6
UDV, 5
AlhandraSC, 7
GDCimpor, 6
SCPorto, 5
CNPovoense, 5
CNSetubal, 3
CNSesimbra, 3
CNFF, 3
SAD, 4
CVA, ???
CVCN, 6 +-
E por ai fora.

Penso que com 119 barcos entre novos, velhos, usados e parados, é motivo mais que suficiente para atrair novos atletas para a classe e se a organização das regatas for aliciante, melhor.
En España creemos que la gente debe ir comprando las velas nuevas poco a poco para que dentro de unos años solo se navegue con las grandes, pero como todavía no se decidió todo el mundo, hay escuelas que empiezan a enviar barcos a regatas con velas pequeñas decidimos dar trofeos al primero de velas pequeñas para que no se sienta menospreciado. Pero no tenemos como objetivo crear un trofeo permanente ya que la idea es que con el tiempo las velas pequeñas desaparezcan.

Otra cosa es si se quiere premiar a los verdaderamente clásicos: barcos de madera o anteriores a una fecha. Si no, creo que los clásicos deberían ser lo que era el Vaurien antes de que surgiese esta discusión, es decir, con velas pequeñas.

En Francia se oponen a la evolución y solo navegan con velas pequeñas, pero eso si, con spi, que fue una de las grandes evoluciones del Vaurien...

Saludos,
Nacho
Concordo com o Nacho.

Quando se começou a falar em alterar regras, foi com o intuito de inovar o vaurien para cativar mais gente a navegar nele, pois não só em Portugal mas também no estrangeiro se notou uma grande quebra no número de participantes em detrimento de outras classes como o laser, 420 e até o 29er.

Sendo que a ideia era inovar e não manter, tentou-se fazer as alterações de maneira a não se prejudicar a classe ainda mais, tentando que com tempo todos se adaptassem as alterações impostas pelas novas regras, mantendo o mais possível o casco, que neste caso em termos de dinheiro é a parte mais significativa.

Em relação ás provas, acho bem que se distinga os corajoso que correm com velas antigas, desde que não se torne um hábito, sempre é uma maneira de os incentivar a comparecer nas regatas.

Neste caso (Clássicos) até se poderia dar algum destaque ao Troféu Herbulot, podendo ser atribuido prémios para Novos e Classicos.
caros amigos:
Se têm dúvidas sobre o que é um Vaurien Clássico, então vejam imagens do meu aqui no site, no tópico VENDER. É um Freitas, casco n.º 23, da década de 60, original em todos os aspectos, mastro de madeira e as velas são os tais "lençóis" também originais. Está à venda pela melhor oferta.
Fui contactado recentemente por alguém que tem o 42, e julgava-o o mais antigo.
Ficou surpreendido pela beleza deste 23.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço