ASVaurien Portugal

Vai decorrer nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro em Paris a reunião anual do Comité Internacional da Classe Vaurien, para discutir reuniões técnicas e organizativas de interesse para a Classe.
Este ano a AS Vaurien Portugal estará directamente representada, sendo assim o porta-voz da opinião dos velejadores Portugueses da Classe sobre as questões, problemas ou sugestões que poderão ajudar a dinamizar e rejuvenescer ainda mais a classe, tanto no nosso país como no mundo.
Nesse sentido, apelamos às vossas sugestões de temas, problemas ou ideias que tenham e que possam lá ser apresentadas para discussão e eventual aprovação a nível internacional.
Não deixem de dar a vossa opinião sobre os assuntos que vos preocupem ou sobre o modo como acham que a Classe deverá evoluir nos próximos anos !

Exibições: 70

Tags: CIV

Comentar

Você precisa ser um membro de ASVaurien Portugal para adicionar comentários!

Entrar em ASVaurien Portugal

Comentário de Duarte Logarinho em 17 dezembro 2009 às 13:08
Gennaker? Ia ser bonito ia.... Se a partir dos 15 nós já se anda aos papeis para aguentar o barco ao largo de gennaker a partir dos 10/12 nós eram só atravessadelas... Com este casco não há hipótese de geenaker... Trapézio? Quando for ortopedista darei consultas com desconto a todos os vaurienistas, pois fundo plano e joelhos não são compatíveis...
Comentário de pedro em 28 novembro 2009 às 13:45
entao fiz confusao com as regras aprovadas para 2009, mas o que me queres dizer e que todos os anos podem alterar a classe, isto nao pode acontecer senao e o fim da classe pk ninguem quer trocar de equipamento tds os anos,se vier acontecer quem tem novo equipamento se destaca dos outros,so espero que unem na reuniao para votar contra estas alteraçoes
Comentário de Carlos Neto em 27 novembro 2009 às 21:16
Não confundas as RRV (neste momento válidas de 2009 a 2012) com as regras da Classe, que podem ser propostas para alteração pelo Comité Internacional da Classe à ISAF quando assim o entender.
As alterações mais drásticas de que se fala (na realidade elas têm sido feitas principalmente pelos construtores ao Comité Técnico da Classe, pelo que não as sabemos provavelmente todas nem em pormenor. Conto vir a ter uma ideia melhor após a reunião do CIV que decorrerá daqui a uma semana) são o gennaker e eventualmente um trapézio, assim como algumas alterações no fundo da ré do barco e possível redução ainda maior do peso mínimo admissível.
O problema é que atrás dessas provavelmente terão que vir outras para suportarem os maiores esforços que o barco terá, principalmente o mastro e o leme, e se calhar arredondar ainda mais as arestas, para o barco planar melhor. Não tarda nada o barco já não é um Vaurien, é outra coisa completamente diferente.
Aliás a redução de peso já proporcionada pelas regras de 2008 já deu maus resultados ! Que o digam vários dos compradores recentes dos barcos a um dos fabricantes mais famosos que ao fim de poucos meses já tinham o barco cheio de estaladelas e com graves problemas estruturais devido a isso. E uma das principais vantagens do Vaurien é precisamente a sua durabilidade e robustez...
Comentário de pedro em 27 novembro 2009 às 19:47
a que pensar mudar o civ num futuro proximo o zappi ta velho e nao tarda teremos que escolher um presidente mas que nao seja italiano ai sera o descalabro total como tem sido ate ao momento.


carlos se poderes diz o que querem alterar mais ao certo agora confundiste quando fizeste o teu comentario pelo menos nesta duas alteraçoes(redução drástica do peso, alteração do formato do casco)pensei que ja nao houve mas mexidas ja que as regras de 2009 ate 2012 ja foram aprovadas, se poderes agradecia.
Comentário de pedro em 27 novembro 2009 às 19:40
e claro rodrigo que se for para ter que trocar de barco ,mastro e sabe deus mais o que, isso ta fora de questao, mas se for so para adicionar sem que se altere o que ja ta, aí e bem diferente,mas como esta o barco ta mt bem,mas num futuro proximo podera ser uma possiblidade.
o romano deve levar este projecto para a reuniao, cabe aos representantes dar o seu voto.
sabem bem que o romano tem um negocio do qual e td favoravel a ele que se altere no barco pelo menos no barco, este nao podera mexer mais do que ta, se vier ser aprovada alguma regra para que se possa mudar o barco do que ja ta para o favorecer ele que faça a competiçao sozinho pk nao podemos andar a trocar de barcos tds os anos isso e impensavel,so para ricos e a classe desapareceria.vou falar do leme, o leme ja se pode por na vertical ou seja tem maior manobralidade mas menos dominio em situçoes de mt vento, agora cabe a quem quiser escolher o acertado para o dia da regata e o se o tiver claro,agora o gennaker seria uma aposta pk realçaria o vaurien com mais velocidade e mais opçoes em poupas,td tem os pros e os contras, mas se ficar como ta para mim ta bem, e com vento ja da mt que fazer :)
Comentário de Carlos Neto em 26 novembro 2009 às 22:38
Aqui vai então a minha opinião pessoal.
Duas das principais vantagens do Vaurien, relativamente a outros barcos de tipologia semelhante, são a sua estabilidade e o preço competitivo, atraindo para a classe muita gente que, não podendo ou querendo pagar por uma performace de topo ou exigência técnica ou física muito elevadas, são também entusiastas da vela ligeira e querem, não só competir, mas também aproveitar o barco para momentos de lazer.
Alterações constantes às regras, particularmente algumas de que se fala por aí (introdução de um gennaker, redução drástica do peso, alteração do formato do casco, leme ou patilhão, trapézio, etc) para tornar os barcos cada vez mais rápidos, vão certamente tornar o custo muito mais elevado, pela diferença de desempenho que provocam nos barcos mais recentes relativamente aos mais antigos, abrigando a novos investimentos para actualização dos barcos, o que afastará muitos dos actuais ou potenciais velejadores desta classe.
As alterações efectuadas em 2008 foram já muito importantes, tendo tornado o barco bastante mais atraente e competitivo, voltando a dinamizar a Classe e trazendo gente jovem, de que esta tanto estava a precisar.
Mais alterações (exceptuando eventualmente algumas correcções de pormenor sem impacto no desempenho do barco) iriam provavelmente estragar mais do que ajudariam, pelo que nesta fase deverão ser, em minha opinião, totalmente de evitar (talvez daqui a uns anos possamos dar novo salto tecnológico na Classe, depois de já termos explorado na totalidade o potencial da plataforma actual).
Aproveitemos por isso as qualidades do Vaurien (preço acessível, robustez, estabilidade, tecnicidade razoável, peso ideal para movimentação em terra) e tentemos é aumentar a dimensão e competitividade da frota.
Quem quiser experimentar outras sensações, proporcionadas pelos spis assimétricos, trapézios, aero-fólios ou outros dispositivos esotéricos, pode sempre comprar um barco desenhado e construído de raiz para isso (por exemplo os Laser Vago e 2000, os 29r e 49r, os Topper Topaz, Vibe e Xenon, os RS 200, 400, 500, 800 só para nomear alguns).
Se alguém também quiser inventar essas brincadeiras para o Vaurien, poderá sempre fazê-lo para utilizações de lazer (embora ache que seja um disparate pois nunca vão conseguir ter um desempenho tão bom como num barco construído de raiz para isso), mas não queira impor à classe essas alterações constantes.
Comentário de Rodrigo Machado em 26 novembro 2009 às 22:09
Pois é meu amigo Pedro, então todas as alterações são bem vindas, e o que é que tu me dizes, já que foste um dos últimos velejadores a comprar um conjunto totalmente novo de casco+velas+mastro se se decidir implementar alterações quanto à forma do casco, aprovação de um mastro de secção diferente etc, etc.?
Já pensaste que nem um ano passou e podes ter o barco completamente desactualizado e desvalorizado?
Acho que barco está muito bem como está, e não devemos alterar nada.
Comentário de pedro em 25 novembro 2009 às 19:44
as alteraçoes feitas ate hoje foram bem feitas, porem td que se vier alterar desde agora e se for para que a classe se torna mais atractiva sera bem vinda.o nome vaurien refere se ao barco,o barco neste momento mantem se o mesmo simplesmente se retirou os robaletes e e as arestas nada de especial,o que mais se mudou como td a gente sabe foram as velas ai sim uma alteraçao que veio dar ao barco aquilo que faltava a velocidade,mesmo que se altere outras coisas sera sempre um vaurien. o trapezio e fora de questao nao e que nao desse jeito mas ai teriamos um 420 sim linhas redondas visto que as a area velica e identica,ja salientei que todas as alteraçoes trazem custo, mas nada a fazer, queremos ter barcos modernos temos que pagar.a mt gente que ainda nao sabe mas penso que proposta para adicionar o gennaker sera feita na reuniao em frança, o projecto ja ta feito ( penso eu)podem ver aqui(http://vaurien.ning.com/forum/topics/el-nuevo-spi-gennaker?page=1&a...),para mim sera ganhador este projecto pk sera dos poucos senao o unico de vela ligeira com este tipo de vela, podem ter certeza tera mt mais velocidade,se se vier a concretizar sera o que mais se vai salientar no barco(conjunto velico).e claro que sera mais um custo mas e para o bem da classe,mas este sera a derradeira alteraçao pk daqui para a frente nao á mais nada que se possa alterar,a nao ser que que a liberdade de construir barcos com materiais a escolha e sem peso estipulado,fica a minha opniao
Comentário de Nacho em 25 novembro 2009 às 11:56
Dile a esos antiguos vaurienistas que lo prueben y después opinen si quedó ultrapassado o no.
Comentário de Paulo Jorge Nunes em 25 novembro 2009 às 9:33
Apenas vou comentar o que dizem alguns antigos vaurienistas. Com as novas velas, o mastro de seçcão única ficou ultrapassado. A existencia de um mastro de extremidade afilada seria uma quase necessidade para um melhor comportamento das velas em momentos de maior intensidade de vento e refregas. Será correcta esta teoria?

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço