ASVaurien Portugal

Crónica Campeonato Nacional Vaurien - Viana do Castelo

Teve lugar nos dias 7 a 9 de Junho o Campeonato Nacional da Classe Vaurien, organizado pelo Clube de Vela de Viana do Castelo.

 

Estiveram presentes 17 tripulações, das quais 6 espanholas.

De salientar que estiveram presentes 4 tripulações nacionais com títulos Nacionais, face ao regresso do António Silva/Rita Mendes (3 títulos nacionais). Ainda com títulos estiveram presentes Joaquim Fornelos/Pedro Ferreira (agora 3 títulos nacionais), Alexandre Paulino/José Lages (2 títulos) e Duarte Logarinho/Ricardo Cardoso (10 títulos).

A classe espera continuar a contar com a presença do António e da Rita e que, quem sabe, eles consigam trazer novos e antigos velejadores da classe.

 

No que respeita ao desenrolar das provas, nos 2 primeiros dias, estas foram realizadas no porto, junto ao clube, face às difíceis condições de mar que se faziam sentir. O campo de regata era relativamente estreito, mas face à possibilidade de prolongamento do percurso até a zona da entrada da barra, possibilitou regatas interessantes, bastante tácticas, com os molhes, navios e cais a serem determinantes para as classificações. O vento soprou "determinado", o que levou a uns viranços de várias tripulações.

As regatas do 1º dia foram ganhas por Joaquim Fornelos/Pedro Ferreira (1ª regata) e Ruben Cristos/Ana Santirso (2ª e 3ª).

No fim do 1º dia foi dado pela organização um jantar, nas fantásticas instalações do CVVC. Para não variar, o ambiente foi fantástico, o que prova que a "alma" da classe permanece inalterada ao longo dos anos.

 

As regatas do 2º dia foram ganhas por Nicolas Minones/Victoria Peralba (4ª), Alejandra Gonzales/Irene Vilaboa (5ª) e Ruben Cristos/Ana Santirso (6ª).

Chegados da água, houve um churrasco para todos os velejadores, confecionado pelo "Chef Lopes".

No final do 2º dia foi realizada a Assembleia Geral da classe. Como pontes de destaque desta, salienta-se a intenção de envolvimento/divulgação/apoio de um "Movimento Pró-Vaurien" iniciado por antigos sócios da classe.

Seguidamente grande parte dos velejadores, organização, CR e Juri, juntaram-se num jantar no Pirata Terrace, jantar esse a um preço "de amigo" e que fomenta ainda mais o convívio a que esta classe está habituada. Iniciativas semelhantes e pequenos detalhes desta natureza são essenciais, pelo que deveria ser um requisito de todas as regatas da Classe.

Seguidamente ao jantar foi oferecida uma "queimada", artisticamente elaborada pelo Bartender Lopes, que quase foi queimado com a queimada.... Estava fantástica! Todas as dores no corpo passaram!!!

 

No 3º dia, finalmente as regatas foram realizadas no mar, com vento Sul e uma simpática ondulação de Oeste. Foram feitas 3 regatas, ganhas pelas seguintes tripulações: Ruben Cristos/Ana Santirso (7ª), Joaquim Fornelos/Pedro Ferreira (8ª) e Alejandra Gonzales/Irene Vilaboa (9ª).

 

A classificação geral foi ganha por Ruben Cristos/Ana Santirso, tendo estado no entanto a disputa da vitória em aberto ate À 9ª regata.

 

No que respeita à distribuição de títulos:

Campeões Nacionais Absolutos: Joaquim Fornelos/Pedro Ferreira

Campeões Nacionais Júnior: Jaime Lopes/Tiago Rodrigues

Campeões Nacionais Master: Alexandre Paulino/José Lages

 

A todos: Parabéns!!!!!

 

Como nota final a esta crónica, gostava que todos os que integram a classe e que lerem esta crónica, sejam velejadores efectivos, simpatizantes, amigos, antigos velejadores, dirigentes de clubes, recentes velejadores e outros, se sintam comprometidos com o reavivar da classe. Depende de nós, do nosso esforço e da nossa vontade que ela prevaleça. O ambiente continua único, tal como sempre foi. Não temos armas para lutar com as tendências dos organismos reguladores, nomeadamente FPV, mas com o esforço de todos e com o assumir de uma certo sentido de responsabilidade em tentar trazer de volta antigas tripulações e "quiçá" novas, podemos mostrar o que somos até 2016, ano em que temos o Campeonato do Mundo em Viana do Castelo.

Senhores velejadores de Aveiro, Vila do Conde, Alhandra, Vila Franca, Póvoa e Amora, vocês são os primeiros a ter de responder à chamada.

Toca a desempoeirar os barcos e a desenferrujar os ossos!!!!

 

Exibições: 260

Comentar

Você precisa ser um membro de ASVaurien Portugal para adicionar comentários!

Entrar em ASVaurien Portugal

Comentário de pedro em 16 junho 2014 às 19:52
Perfeito jehehehe
Comentário de Pablo Cabello em 14 junho 2014 às 8:25
Gran regata cómo siempre, gracias por vuestra gran hospitalidad y buen trato recibido estos días. Enhorabuena a los campeones. Hasta la próxima

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço