O Real Club Náutico de Vigo, através de seu vice-presidente, José António Portela, apresentou o primeiro "esboço" do que será o Campeonato Mundial da classe Vaurien, em Vigo, em 2021, para o qual contará com o apoio do Real Federação Espanhola de Vela, Real Federação Galega de Vela e a Associação Nacional de Classe (As Vaurien Espanha).
A comissão organizadora, que inclui as três entidades, já anunciou as datas do evento, de 24 a 31 de Julho 2021, coincidindo com o Ano Santo Xacobeo, com o patrono da Galiza e com o sexagésimo aniversário da construção do primeiro vaurien , projectado pelo francês Jean Jaques Herbulot em 1951.
O grupo de trabalho, que também inclui outros velejadores contratados (Pablo Cabello), apressou-se para oferecer os primeiros socos, porque neste sábado Antonio Pérez, “Tone”, velejador e membro de destaque da classe a nível nacional, apresentará em Cachan (França), a poucos quilómetros de Paris, a sexagésima edição do evento mundial em 2021, na presença do comete técnico da IVCA, classe internacional. Com ele, levará o nome do Clube Náutico e bandeira da cidade, além de material turístico.
“O Náutico colocará todos os meios à sua disposição para torná-lo um sucesso total. Vai com tranquilidade e segurança de que tudo o que propuser e o que disseres em Paris terá o apoio do Náutico de Vigo; não vamos falhar ”, disse o gerente do clube a Tone Pérez. "Estamos muito orgulhosos deste projecto, que será um evento muito importante", explicou Portela.
Por sua parte, o presidente da RFGV, Manuel Villaverde, lembrou a necessidade de preservar esta classe, berço dos campeões (Pedro Campos, Pablo Cabello, os irmãos Viejo, Támara Echegoyen ...): “O Vaurien tem sido um bom trampolim para muitas pessoas que se destacaram na vela. Isso é maravilhoso e a data é boa. Vamos aproveitar esta classe, que deve ser preservada: há classes que na Real Federação Galega de Vela não podemos esquecer e esta é uma delas ”, afirmou.
Tone, campeão mundial misto em Travemunde 2018 e representante da associação nacional da classe a nível internacional, disse perante os media que “era muito importante trazê-lo para Vigo porque o Vaurien não faz sentido a nível nacional e internacionalmente sem este clube e esta ria. A partir daqui, inúmeros campeões mundiais surgiram tanto na categoria de absoluto quanto em feminino ou juvenil e alguns dos melhores velejadores mundiais da Galiza ”.
Já se sabe que os dois primeiros dias do Campeonato do Mundo serão medições e depois os testes. A apresentação em Paris "será o primeiro ponto de contato", afirmou. Em seguida, "começaremos com o plano de monitoramento". E o protejo será gradualmente elaborado.
Portela também disse que o Náutico, que "aposta fortemente em Vaurien", está aguardando um espectacular 2020: "No próximo ano, traremos a Copa Espanhola de Snipe, Catamarãs e Otimist e o Campeonato Sul-Europeu de Snipe. E o culminar de tudo isso será o Campeonato do Mundo de Vaurien em 2021, que é um grande orgulho e uma grande aposta, e temos certeza de que será um sucesso total. ”
O objectivo estabelecido para 2021 é um mínimo de 80 barcos, pensando em 100 unidades, e uma representação de quinze países, muito superior ao numero de bandeiras que tivemos em Viana do Castelo 2016. O Campeonato não será Open (há lugares limitados por país)
Fonte: ASVaurien Espanha
Bem-vindo a
ASVaurien Portugal
© 2024 Criado por ASVaurien Portugal. Ativado por
Você precisa ser um membro de ASVaurien Portugal para adicionar comentários!
Entrar em ASVaurien Portugal