ASVaurien Portugal

Decorreu no fim de semana de 7 e 8 de Maio a 1ª Prova de Apuramento nacional da Classe Vaurien, organizada pelo Alhandra Sporting Clube. Esta prova foi adiada em Fevereiro, pois na ocasião, a previsão climatérica não era favorável à realização da mesma. Na nova data, as condições de vento efetivas também não foram de todo as ideias, no entanto foi possível validar a prova.
Passando a um resumo do fim de semana, no Sábado, não foi possível a realização de qualquer regata, sendo que após cancelamento das mesmas, as tripulações mantiveram-se nas instalações do ASC, preparando as embarcações e confraternizando, no que é habitual da classe. Foi posta a conversa em dia, aproveitando para reencontrar tripulações carismáticas que este ano regressaram à classe. 
Nunca é demais salientar/reforçar, o acolhimento que a classe recebe do Alhandra Sporting Clube. A preocupação com o bem estar dos velejadores é uma tradição e as caras conhecidas dão às provas um carácter familiar, apanágio da Classe Vaurien.


Após preparação das embarcações, da “espionagem” salutar e de bebido o “Isostar” fornecido pela organização, pelas 20 horas teve lugar o jantar oferecido pela Organização no Resturante “14”. Aqui, mais convívio do bom, muita conversa e para alguns muito verde tinto Emoji grin! Jantar bem servido e bem regado! Ingredientes perfeitos para a nossa Classe, que ano após ano dá provas que, para muitos, vela é muito mais que velejar e que sobretudo, a amizade/desportivismo que se vê em terra deve ser “exportado” para a água!!! Ao Alhandra Sporting Clube, uma vez mais, o nosso obrigado!


No Domingo, regata antecipada das 12 para as 11 horas, prevenindo o previsto aumento gradual do vento de SW. Assim o fizemos, pelas 10:30 fomos para a água com 18-20 nós!


Com o percurso já montado aquando da ida para a água, a largada foi dada. Os problemas para muitos começaram logo após a mesma, com avarias irreparáveis, como aconteceu com a tripulação Joaquim Fornelos e Pedro Ferreira do CVVC/Triauto, que deram terminada a prova instantes após a largada. O vento aumentava significativamente e na 1ª rondagem na baliza de barlavento liderava a tripulação Paulo Prazeres/Ricardo Ferreira do CNEAlhandrense, seguida por Duarte Logarinho/Ricardo Cardoso do Sport Clube do Porto/BMAC SMIC Cardioteste. Na aproximação à baliza do largo, sem que qualquer tripulação tenha montado spi, o Paulo Prazeres e Ricardo Ferreira viraram, passando a liderar a tripulação do Sport Clube do Porto, liderança essa mantida até final.


Com o vento a aumentar significativamente durante toda a regata, sendo que esta acabou com ventos já próximos dos 30 nós, viranços e avarias foram o prato do dia, em que poucos escaparam a um desses infortúnios.

No final, ainda com a intenção de realizar mais provas, o que não se veio a verificar, as classificações ficaram definidas da seguinte forma:
1º - Duarte Logarinho/Ricardo Cardoso – Sport Clube do Porto/BMAC SMIC Cardioteste

2ª – Paulo Lima/ Simão Coruche – CVVC/CLS – 1º Master

3º - Nuno Teixeira/ Tiago Santos – UDV/Previnil

4º - Alexandre Paulino/ José Lages – CNEAlhandrense/X-Nautica

5º - Paulo Prazeres/ Ricardo Ferreira – CNEAlhandrense

6º - José Bico/ Manuel Matos – CNEAlhandrense

7º - Nuno Garrafão/ Paulo Garrafão - Alhandra S.C.

8º - António Silva/ Maria Rita - C.V.Portugal

9º - Carlos Neto/ Maria Sousa - C.N.Leça

10º - Gonçalo Varela/ Bernardo Marques - CNA Fig. da Foz

11º - Alexandre Gonçalves/ Vitor Alvarez - CVVC

12º - Diogo Silva/ Ruben Casquinha - Alhandra S.C.

13º - Joaquim Fornelos/ Pedro Ferreira - CVVC

14º - Rodrigo Machado/ Pedro Fornelos - CVVC


Ainda de salientar a difícil chegada a terra de muitas tripulações, com mais viranços e avarias, algumas delas avultadas.


Seguiu-se a cerimónia de entrega de prémios, não podendo a Classe, deixar de agradecer uma vez mais ao Alhandra Sporting Clube, o empenho e dedicação com que nos recebe, ano após ano.

Esta perspetiva de ver uma regata como algo que vai muito além do que se faz na água, é o que faz a classe voltar a Alhandra com frequência, mesmo que as condições na água estejam um pouco “malhoucas”, como diria o N/o Presidente, Pedro Ferreira

FOTOS: https://www.facebook.com/ricardo.faroleira/media_set?set=a.10207675...

Classificações: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=492980357572943&set=p.4...

Exibições: 220

Comentar

Você precisa ser um membro de ASVaurien Portugal para adicionar comentários!

Entrar em ASVaurien Portugal

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço