ASVaurien Portugal

provavelmente sera feita a proposta para a implataçao da vela gennaker; que tem a dizer sobre isto??

Exibições: 186

Responder esta

Respostas a este tópico

Vamos quantificar:

Quais são os pontos em que a classe fica benificiada com a entrada desta vela?

Quais são os custo do investimento?
Quais são os pontos em que a classe fica benificiada com a entrada desta vela?
Mais área vélica, mais velocidade nos largos, aspecto mais raceeeeee, talvez mais adeptos a longo prazo.

Quais são os pontos em que a classe fica prejudicada com a entrada desta vela?
Perca de navegabilidade em pôpas, mais distancia entre os clássicos e os novos modelos, mais perda de atletas uma vez que só pelo facto de se ter alterado meia dúzia de pontos no casco e algo significante nas velas, já existe tanta polémica.

Quais são os custo do investimento?
Além do custo dos jogos de velas, mais mastos partidos, barcos com outro tipo de construção, etc, etc...
Um barco com Gennaker é, à partida, um barco desenhado de raiz para planar facilmente, aproveitando a maior velocidade proporcionada pelo spi assimétrico ao largo.
O Vaurien não foi propriamente desenhado para planar com facilidade, pelo que nunca seria um barco muito “performante” comparativamente com outros barcos da mesma dimensão desenhados com esse objectivo de raiz (por exemplo os Laser Vago e 2000, os 29r e 49r, os Topper Topaz, Vibe e Xenon, os RS 200, 400, 500, 800, só para nomear alguns).
Aproveitemos por isso as qualidades do Vaurien (preço acessível, robustez, estabilidade, tecnicidade razoável, peso ideal para movimentação em terra), agora ainda com mais potência e velocidade proporcionadas pelas novas velas, e tentemos é aumentar a dimensão e competitividade da frota.
Quem quiser experimentar outras sensações, proporcionadas pelos spis assimétricos, trapézios, aero-fólios ou outros dispositivos, pode sempre comprar um barco desenhado e construído de raiz para isso.

P.S.: Para mim as principais vantagens do gennaker seriam a de deixarmos de perder tantos paus-de-spi na água e a de podermos mandar os proas às malvas nos treinos, mesmo em dias de muito vento, continuando a poder usar o spi com facilidade... ;-)
Pessoalmente acho que gennaker e casco de Vaurien não é lá muito compatível... Os paineis laterais com angulos pronunciados face ao plano do fundo do barco não me parece que fosse de manobra fácil... Com estas alterações no leme, ainda mais dificil seria manobrar, sendo que estes lemes "enfiados" debaixo do casco tendem a "descolar" quando as velocidades são mais elevadas... Emoção? Lá isso ia trazer... Seria preciso mais "cabedal"? Sim claro! Ao contrário do que se diz por aí o Vaurien pode ser bastante físico, depende do que queiras e do que saibas fazer com ele! Num Ferrari também podes andar devagarinho, não é?
O que me parece é que há demasiados teóricos a tratar do assunto das modificações, pois a meu ver não se propõe um gennaker depois de se alterar o leme daquela forma...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço