ASVaurien Portugal

Boas

Alguém me sabe dizer se o vaurien carece de registo do mesmo tipo que uma embarcação a motor? Estou cansado de dar voltas e ninguém se mostrou capaz de me esclarecer. Nunca vi nenhum com nº de registo das autoridades marítimas

Obrigado

Exibições: 883

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia caro João,

Tentando responder à sua pergunta, informo que para competição o seu barco não necessita de registo nas autoridades marítimas, só é necessário o registo e seguro para atividades de lazer.

Em todo o caso para a competição, necessita de certificado de medição do barco (caso não tenha entrar em contacto com a ASVaurien) e seguro de responsabilidade civil (como mínimo) de acordo com a lei.

Espero ter esclarecido.

Boa tarde. Agradeço, desde já, a rapidez da resposta. Não é para competir pois que e trata de um vaurien com, pelo menos, 40 anos. O problema que as autoridades marítimas me levantam é que necessito de documentos da embarcação ou accionar o uso capião. O primeiro não existe e o segundo é extremamente moroso e burocrático. Se imaginasse as dores de cabeça que esta situação traz jamais recuperaria este brinquedo. Tem alguma ideia de como poderei desbloquear esta situação? Obrigado

Boa noite Joao. Talvez com uma declaraçao de venda consiga registar. Estou com o mesmo problema, se tiver novidades avise.

Abraço


Boa noite Avelino

Já calcorreei tudo o que havia a calcorrear. Desde miúdo que faço vela ligeira em Leça da Palmeira e nunca, nunca, vi um barco deste tipo com registo na capitania. Mesmo os vaurien's do Freitas, nenhum deles estava registado na capitania. Apesar de aí ser mais fácil, julgo, porque como ele tinha licença de construção, com a prova de compra emitida por ele já se poderia proceder a esse registo. A única coisa que me parece viável para se poder desfrutar do brinquedo é inscrevermos-nos num clube de vela, talvez aí registar na nossa folha de associado o nº da vela POR..... e classificarmos o brinquedo como sendo de competição. Esta é uma das condições que permite o usufruto do barco sem esse registo, isto é, sermos associados de um clube de vela e a embarcação estar referenciada como sendo de competição. Mesmo a questão do seguro, julgo não ser necessário para as dimensões deste barco, quase posso garantir tal coisa. Se a memória me não falha, o seguro é obrigatório para embarcações à vela com mais de 7 mts. 

Lembrei agora que já vi um SNIPE registado, na Foz do Arelho, que pertencia a um conterrâneo meu. Questionei-o sobre a forma que ele conseguiu para efectuar o registo e me respondeu que recorreu ao uso capião.

Espero ter sido útil com esta alternativa que me parece viável.

Quanto à declaração de venda.............................esquece. A declaração de venda pressupõe que o anterior proprietário tem a documentação do barco que será entregue no acto da venda. A declaração de venda serve apenas para confirmar a venda do mesmo e não a propriedade, não sei se me fiz entender. Tive um problema com um motor fora de bordo e, mesmo com a declaração de venda, não consegui resolver nada a não ser ficar com um môno na garagem

Um abraço

João Rodrigues

Avelino Macedo Macedo disse:

Boa noite Joao. Talvez com uma declaraçao de venda consiga registar. Estou com o mesmo problema, se tiver novidades avise.

Abraço

Boa tarde,

Não sei se ajuda mas!!! como já referimos, para competir não é necessário qualquer registo nas autoridades marítimas, em todo o caso não sei se falando com alguém da classe Vouga o Sharpie na zona de Aveiro. Acho que já vi por lá barcos deste tipo com registo na capitania.

Peço desculpa por me meter na conversa, mas é possível fazer um seguro de uma embarcação sem os documentos? Como/onde?
 
ASVaurien Portugal disse:

Boa tarde,

Não sei se ajuda mas!!! como já referimos, para competir não é necessário qualquer registo nas autoridades marítimas, em todo o caso não sei se falando com alguém da classe Vouga o Sharpie na zona de Aveiro. Acho que já vi por lá barcos deste tipo com registo na capitania.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por ASVaurien Portugal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço